abr/22 | em Notícias

Fulbright promove iniciativa internacional e multidisciplinar de estudos sobre a Amazônia 

A seleção dos participantes dará preferência a pesquisadores, líderes e profissionais que residam e atuem na região

Buscando promover uma Bacia Amazônica saudável, sustentável e resiliente, a Fulbright Brasil lança um novo programa para a região Amazônica.  A Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024 selecionará pesquisadores, líderes e profissionais do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, e dos EUA para trabalhar em conjunto em pesquisas aplicadas multidisciplinares que visem apoiar a integridade do ecossistema local, ao mesmo tempo em que melhorem o bem-estar das comunidades da região.

O programa  Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024 conta com duas etapas distintas. Na primeira será selecionada uma dupla de pesquisadores com experiência de atuação na região, sendo um brasileiro e um norte-americano. Ambos serão os Co-Lead Scholars do programa e deverão apresentar proposta em conjunto até 31 de maio. Os recursos para implementação da proposta podem chegar a até US $90 mil. Neste papel deverão, ao longo de 18 meses a partir de janeiro de 2023, promover e facilitar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas multidisciplinares conduzidas por 16  participantes do Brasil, dos EUA e dos outros países da bacia amazônica, em temas de interesse para a região. A segunda etapa, a da seleção desses participantes, selecionará pesquisadores, líderes e profissionais atuantes na região, que deverão desenvolver conjuntamente projetos em temas de interesse do programa. Para isto, cada participante poderá contar com até US $40 mil. 

Os temas de interesse do programa são variados e contemplam, entre outros, gestão de recursos e terras, saúde pública, educação, energia, infraestrutura, conservação, desenvolvimento econômico, direitos indígenas e mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 

Segundo Luiz Valcov Loureiro, diretor da Comissão Fulbright Brasil, a ideia é somar esforços de pesquisadores, líderes e profissionais atuantes na região para pensar soluções para um futuro sustentável da região. “Queremos dar ferramentas para que os participantes possam ser agentes de mudança, propondo projetos fundamentais para a região. Para colocar suas ideias em prática terão a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares internacionais”, explica. 
Mais detalhes sobre o Programa Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024  podem ser encontrados no site da Fulbright Brasil. Dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para [email protected].

Tire suas dúvidas sobre a Fulbright Amazonia Initiative

Na quarta-feira, 27 de abril de 2022, às 14h a Fulbright Brasil realiza live no YouTube para tirar dúvidas dos candidatos sobre a Fulbright Amazonia Initiative. Participe


Fechar Janela