Por ocasião da celebração do Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil – Estados Unidos, a Comissão Fulbright convida instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras a apresentarem propostas para o estabelecimento de até duas Cátedras Comissão Fulbright de Estudos Brasil-EUA. O objetivo da iniciativa é fortalecer a relação entre os dois países através de estudos que abordem desafios tecnológicos, econômicos, políticos, sociais e culturais. Representa um esforço estratégico da Comissão Fulbright para aprofundar os laços colaborativos entre Brasil e EUA através da integração de pesquisa acadêmica e discurso público.
Esclarecimento – Requisitos essenciais da Proposta
1. A proposta deve focar em temática/problema relevante para Brasil e Estados Unidos e, em particular, em temática/problema para cujo enfrentamento a cooperação Brasil-Estados Unidos se mostre capaz de produzir resultados concretos e diferenciados.
2. A temática/problema deve ser sensível à opinião pública e fazer parte da agenda de políticas públicas de interesse coletivo.
3. O tratamento da proposta deve requere abordagem interdisciplinar envolvendo contribuição das áreas técnicas, das humanidades e das sociais aplicadas.
4. A equipe do projeto, além de evidenciar o compromisso com a interdisciplinaridade, deve integrar representantes de organizações sociais, do setor econômico e do poder público.
5. O projeto deve dar destaque para a comunicação com a sociedade e para a participação no debate público como estratégia de formulação de subsídios para ações concretas de agentes sociais e políticos.
Antecedentes
A integração eficaz entre Brasil e Estados Unidos pode contribuir para um futuro mais sustentável, socialmente justo e democrático. Apesar das colaborações intelectuais e científicas intensas, essas interações raramente impactam o debate público e o comportamento de líderes políticos. A proposta das Cátedras busca catalisar colaborações através de pesquisas interdisciplinares e engajamento público, abordando desafios globais e locais.
Temas das Cátedras
Os temas das Cátedras devem abranger áreas de interesse bilateral, como:
- Cooperação econômica e relações comerciais
- Inovação tecnológica
- Políticas ambientais e mudanças climáticas
- Relações políticas e diplomáticas
- Intercâmbio social e cultural
- Saúde pública e pesquisa biomédica
- Segurança e defesa
- Colaboração educacional e acadêmica
- Questões legais e de direitos humanos
Objetivo
Desenvolver estudos e iniciativas que aprimorem a colaboração entre os países, combinando análise, produção de conhecimento e diálogo com atores sociais para influenciar políticas públicas. As Cátedras Fulbright deverão desenvolver atividades que contemplem:
- Pesquisa e Análise: estudos abrangentes sobre estratégias nacionais para desafios bilaterais.
- Colaboração Interdisciplinar: envolvendo acadêmicos de várias disciplinas.
- Engajamento Público e Intervenção Política: facilitando diálogos para influenciar políticas públicas.
- Educação e Treinamento: oferecendo formação interdisciplinar para estudantes e pesquisadores.
Elegibilidade e Diretrizes para Submissão
Aberta a todas as instituições de ensino superior e institutos de pesquisa brasileiros que possam abrigar projetos multidisciplinares focados nas relações Brasil-EUA. As propostas devem ser enviadas até 30 de agosto de 2024, de acordo com as orientações na chamada disponível nesta página.
Financiamento
Financiamento de até US$ 400.000 ao longo de cinco anos – US$ 80.000 por ano – cobrindo atividades do catedrático, suporte administrativo, eventos, publicações e programas educacionais.
Cronograma
- Até 30 de agosto de 2024: submissão das propostas em formato PDF para [email protected]
- Outubro de 2024: seleção das propostas
- Dezembro de 2024: assinatura do Memorando de Entendimento
- Agosto de 2025: início das atividades das Cátedras
Para consultas ou esclarecimentos, contatar [email protected]
Tire suas dúvidas
No dia 10 de julho, às 12h30 (horário de Brasília), a equipe da Fulbright vai estar ao vivo no YouTube para responder perguntas de interessados no programa de Cátedra de Estudos Brasil-EUA. Confira: