Special project

Apoio à Cooperação Acadêmica com os EUA

Programas de Pós-Graduação, Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa poderão forjar colaborações entre universidades dos EUA e do Brasil para apoiar pesquisas conjuntas; promover parcerias inovadoras, expandindo os laços educacionais bilaterais; e fortalecer e ampliar os vínculos institucionais de longo prazo

Programas de Pós-Graduação, Instituições de Ensino Superior, e de Pesquisa brasileiros interessados em aprofundar e ampliar sua cooperação acadêmica internacional podem utilizar o programa de Apoio à Cooperação Acadêmica com os EUA. Conforme seus Projetos Institucionais de Internacionalização, poderão forjar colaborações com universidades dos EUA para apoiar pesquisas conjuntas; promover parcerias inovadoras, expandindo os laços educacionais bilaterais; e fortalecer e ampliar os vínculos institucionais de longo prazo entre EUA e Brasil.

Instituições e programas de pós-graduação brasileiros poderão receber a visita de professores e pesquisadores norte-americanos por meio de um dos programas abaixo:

Professor Visitante de Curta Duração 2024 (PVCD 2024) – Fulbright Specialist

Para iniciativas com foco na educação ou na formação, programas de pós-graduação deverão submeter seus projetos para o Professor Visitante de Curta Duração 2024 (PVCD 2024) – Fulbright Specialist, conforme chamada aberta até 30 de junho de 2024. Devido à natureza de curto prazo do intercâmbio, os projetos deverão ter objetivos claros e atividades que possam ser desenvolvidas com a participação do professor americano, num período de 14 a 30 dias. Exemplos de atividades:

  • Apresentação em seminários ou workshops
  • Prestação de consultoria em desenvolvimento docente ou de força de trabalho
  • Realização de avaliações de necessidades ou avaliações para um programa ou instituição
  • Apresentação de aulas ou palestras em nível de pós-graduação ou graduação
  • Apoio no desenvolvimento de currículo e materiais acadêmicos ou de treinamento

Professor Visitante 2024 (PV 2024) – U.S. Scholars All Disciplines Award

Para iniciativas exclusivamente de pesquisa ou que incluam atividades de pesquisa além de formação, o programa de Professor Visitante 2024 (PV 2024) – U.S. Scholars: All Disciplines Awards – é o indicado. Isso é possível já que a estada do professor/pesquisador norte-americano no Brasil pode ser de 2, 3 ou 4 meses meses, com a possibilidade de dividir em dois períodos iguais de um ou de dois meses. Neste programa, professores e pesquisadores brasileiros poderão contatar diretamente os professores e pesquisadores americanos de seu interesse e convidá-los a se candidatar e a participar de webinar em 29 de abril sobre as bolsas PV 2024 que oferecemos. Inscrições para o webinar podem ser feitas aqui. Outra opção é enviar um e-mail para [email protected], solicitando nosso apoio para fazer o contato e ou identificar parceiros nos EUA. Nesta modalidade, o professor/pesquisador norte-americano deve apresentar sua candidatura até 16 de setembro de 2024.

Professores e pesquisadores brasileiros de instituições do estado de São Paulo, têm ainda à disposição o programa Fulbright-FAPESP Network, com foco exclusivamente nas áreas de bionergia, biodiversidade e produção agrícola sustentável de alimentos.

Our partners


Fechar Janela