out/15 | em Notícias

Sem Treta: Fulbrighter produz conteúdo para ajudar candidatos do ENEM na redação

Depois de voltar de seu doutorado sanduíche em Harvard com bolsa da Fulbright, Vinicius Werneck tinha um objetivo: causar um impacto positivo no Brasil pela educação. Assim, o jornalista, pesquisador e programador de 29 anos se juntou com seus dois amigos mais antigos, Waldyr Imbroisi e João Carlos Guedes Jr., e juntos os três resolveram usar as especialidades de cada um para criar um projeto com a nobre missão de ajudar candidatos do Enem na prova da redação. Como eles estão fazendo isso? Pela internet, com uma série de vídeos no YouTube e uma página de Facebook. Assim, o Sem Treta tomou forma e quer oferecer material de qualidade para ajudar nos estudos para a prova que pode garantir a aprovação em diversas universidades federais de todo o Brasil.

“A redação corresponde em média a 23% da nota final da prova e tem um potencial muito grande de fazer diferença no ENEM! Além disso, aprender a escrever e organizar ideias é um patrimônio que se leva para a vida toda. Nós queremos que todo jovem possa ter acesso a conteúdo de qualidade, independente de onde moram ou da situação financeira que têm”, explica Vinicius. Para deixar o material ainda mais acessível, os vídeo do Sem Treta contam com legendas closed caption de alta qualidade para que jovens com deficiência auditiva também possam acessar o material.

As dicas publicadas nos vídeos e na página do Sem Treta são todas dos três fundadores. Afinal, todos eles têm experiência em sala de aula. Waldyr, leciona português, literatura e redação desde os 19 anos e já preparou mais de três mil alunos para o Enem. Já João Carlos, é graduando em Engenharia Elétrica e faz trabalhos sociais desde os 13 anos. Há dois, ele dá aula de matérias das ciências exatas em cursinhos e colégios. Todo o conteúdo postado no Sem Treta é produzido pelos três. Até o momento, eles contam apenas com o próprio trabalho e a ajuda de amigos e ex-alunos para elaborar os vídeos, mas, como explica Vinicius, a ideia é desenvolver ainda mais o projeto e atingir cada vez mais jovens:

“Acreditamos profundamente no potencial transformador de usar de forma inovadora e criativa a interface tecnologia e educação. O Sem Treta ainda tem muito potencial de crescimento e transformação, pois no caminho estamos muito interessados em ajudar a desenhar o futuro da educação!”, conta.

Veja um dos vídeos do Sem Treta no YouTube:

https://youtu.be/io_p6hPCcBU

Fechar Janela