maio/21 | em Notícias

Painel da FIN debate racismo, opressão e democracia

Em 25 de maio 2020, George Perry Floyd Jr foi assassinado em Minneapolis, nos EUA, estrangulado por um policial branco, que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem por supostamente usar uma nota falsificada de vinte dólares. A morte de Floyd gerou protestos e discussões sobre racismo no mundo inteiro.

Um ano após esse assassinato, com apoio da Universidade Federal da Bahia e da Missão dos EUA no Brasil, a Fulbright Interdisciplinary Network reúne especialistas no painel “Uma luta, duas Américas: George Floyd, Racismo e Ferramentas de Opressão – um dilema para a democracia?”.

O painel será transmitido ao vivo no dia 25 de maio às 18h30min no Canal do YouTube da Fulbright Brasil e contará com a presença de especialistas brasileiros e norte-americanos, conforme cronograma abaixo:

18h30 – Apresentações
Luis Pedroso, Fulbright Interdisciplinary Network

18h30 – Abertura
Todd Champan, Embaixador dos EUA no Brasil
João Carlos Salles, Reitor da Universidade Federal da Bahia

18h40 – Reflexões: É possível coexistir democracia e racismo?
Wlamyra Albuquerque, Professora da Universidade Federal da Bahia
Jamile Borges da Silva, Professora da Universidade Federal da Bahia
Jerry Davila, Professor da University of Illinois

19h20 – Perguntas e Respostas com audiência

19h40 – Encerramento
Luiz Valcov Loureiro, Diretor Executivo da Comissão Fulbright

Assista ao vivo ou depois:

FINcast tem edições especiais sobre o tema

Além do painel no dia 28, o FINcast, podcast da Fulbright Interdisciplinary Network, também tem uma série especial de sete episódios dedicados ao tema nos quais pesquisadores, jornalistas e artistas respondem ao mesmo questionamento: democracia e racismo podem coexistir?

No primeiro episódio desta série, a jornalista Ana Cristina Rosa apresenta sua resposta e nos auxilia a promover a reflexão sobre o tema. Ana Cristina Rosa é jornalista, colunista de opinião do jornal Folha de S.Paulo, assessora-chefe de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (CJF), coordenadora da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPÚBLICA) – Seção Distrito Federal e autora de um dos artigos do livro “Fake News – A conexão entre a desinformação e o direito” (2ª e 3ª edições).

No segundo episódio, contamos com o músico e educador Josué de Almeida, o Xipa Baiano. Xipa Baiano é músico, baterista e percussionista popular e erudito. Educador Musical há 33 anos e coordenador do projeto social Afroxipa, promove a diversidade e pluralidade cultural brasileira através da música.

Você pode ouvir o FINcast no Spotify, Apple podcasts ou Deezer


Fechar Janela