abr/21 | em Notícias

Nota de esclarecimento: bolsas Fulbright para brasileiros nos EUA

A Comissão Fulbright Brasil informa que todos seus programas de bolsas de estudos para brasileiros nos EUA estão mantidos para 2021. Circula na mídia a informação errada de que o programa “resolveu cancelar suas bolsas para brasileiros na área de humanas e ciências sociais”. A Fulbright já entrou em contato com os responsáveis pela nota para solicitar correção e esclarece que 13 programas de bolsas de estudos para brasileiros nos Estados Unidos têm seus editais confirmados para 2021.

Dos 13 programas oferecidos, seis focam exclusivamente nas áreas de ciências humanas e sociais (programas FLTA, MFA, Estudos Brasileiros em UMass, Cátedra Ruth Cardoso, Cátedra em Música e outras Artes na Indiana University e Fulbright DAI); outros cinco aceitam candidatos de todas as áreas do conhecimento (doutorado sanduíche, professor visitante junior, professor visitante sênior, Humphrey Fellowship e Docência na Emory University); e três programas possuem foco nas áreas conhecidas como STEM (Science, technology, engineering, and mathematics): doutorado pleno, cátedra em saúde pública na UC San Diego e cátedra em Saúde Global na Rutgers University.

Reiteramos que não houve cancelamento de nenhuma bolsa de estudos. Todos os programas citados anteriormente já estão com inscrições abertas ou terão seus editais divulgados até 1 de junho de 2021. O release oficial sobre a abertura dos editais será enviado à imprensa nesta semana. Candidatos interessados em receber alertas sobre as aberturas dos nossos editais, devem acessar nosso site regularmente e seguir a Fulbright Brasil no LinkedIn, Instagram, Facebook ou Twitter.

A Comissão Fulbright no Brasil já beneficiou, desde 1957, quase 5.000 brasileiros. No mundo, já foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.


Fechar Janela