nov/17 | em Notícias

Brasileira é selecionada para ser painelista no mid-year conference Fulbright FLTA nos EUA

A alumna Bibiana Silva (FLTA 2014/2015) foi selecionada pelo IIE para ser um dos palestrantes FLTA (Foreign Language Teaching Assistant) Mid Year Conference de 2017. Bibiana concorreu com Alumni do programa FLTA do mundo inteiro. O mid-year conference Fulbright FLTA program acontece todos os anos em dezembro em Washington D.C e, em 2017, apenas três FLTAs foram convidados para falar na conferência.

“É uma grande honra representar a Comissão Fulbright Brasil e ter a oportunidade de falar sobre os impactos do programa na minha vida e na minha comunidade no Brasil”, afirma a bolsista que ficou baseada na Emory University durante seu período como FLTA. Segundo Bibiana, o mais importante durante o programa foram as conexões estabelecidas “tanto com os outros bolsistas FLTAs quanto com os colegas e professores na minha host institution, foram essenciais para o meu sucesso durante o programa e extremamente impactantes na minha vida de volta ao Brasil”.
Atualmente, a Fulbrighter, que mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, faz doutorado em Linguística Aplicada e está engajada com diferentes projetos de ensino de Língua Portuguesa, como o trabalho como voluntária na Educação Popular e como professora de Português para Estrangeiros na UFRGS, principalmente com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).  “Essas experiências têm sido excelentes oportunidades de refletir sobre práticas de ensino e aprendizagem em contextos diversos, trabalhando com questões relacionadas a interculturalidade e multiletramentos”. Após o programa, Bibiana produziu o capítulo de livro “O papel do texto na aula de Língua Adicional”, escrito em colaboração a FLTA (2014-15) Bruna Sommer – atualmente doutoranda na Universidade do Arizona – e na publicou o livro “Linguística Aplicada ao Ensino de Português” com Juliana Battisti.

Além disso, Bibiana ainda mantém colaborações com a Emory University. Em 2015, logo após ao retorno para o Brasil , a Fulbrighter foi convidada para ser program coordinator do programa Study Abroad 2016 da Emory em São Paulo. “Planejar e trabalhar no programa em colaboração com a Prof. Dra. Ana Catarina Teixeira e o Prof. Dr. Jeff Lesser foi uma excelente experiência acadêmica e profissional”, conta. No ano de 2018, a Fulbrighter trabalhará novamente com o programa, desta vez em colaboração com a Profa. Dra. Katherine Ostrom e o Prof. Dr. Tom Rogers. Segundo Bibiana, “essas conexões mostram que nossa experiência como Fulbrighter não termina no retorno ao Brasil, pois os impactos são permanentes e transformadores”.

Na conferência nos Estados Unidos, os FLTAs compartilham as experiências do primeiro semestre e se preparam para o segundo semestre nas universidades americanas e discutem como podem aplicar o que aprendem durante o programa. Bibiana e os outros dois convidados vão falar sobre “How being a Fulbrighter can significantly impact one’s life”. Todos os custos de viagem e estada são cobertos pela Fulbright além do pagamento simbólico de um honorário de US$ 500,00.  A Comissão Fulbright Brasil indicou os FLTAs brasileiros interessados em participar da seleção dos painelistas que foi conduzida pelo IIE.

Dentre os requisitos do IIE para selecionar os bolsistas estavam: ter contribuído significativamente para comunidades no Brasil, realizações profissionais de impacto, preferencialmente que estejam envolvidas em uma atividade relacionada com ensino de línguas, educação ou relações internacionais e/ou ter desenvolvido conexões / programas educacionais entre instituição brasileira e dos EUA. Durante o seminário nos Estados Unidos, Bibiana vai postar na conta da Fulbright no Instagram com os highlights do evento. Não perca!

Saiba mais sobre o programa FLTA


Fechar Janela