
Requisitos
- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- Estar matriculado em curso de doutorado no Brasil;
- Ter proficiência em inglês (ver abaixo);
- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; e
- Não acumular esta bolsa com outras para doutorado no exterior com o intuito de estender o período de estágio.
Benefícios
- Bolsa mensal de acordo com a localidade da instituição americana;
- Passagem aérea internacional;
- Auxílio instalação de US$ 2.000;
- Auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA, após aprovação, de até US$ 1.000;
- Orientação Pré-Partida;
- Treinamento intensivo de inglês (se aplicável)*;
- Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exchanges);
- Visto J-1.
(*) A Comissão, a seu critério, poderá oferecer aos candidatos com notas entre 71-79, no TOEFL iBT, 527-550, no TOEFL ITP, 6,0-7,0, no IELTS, e 100-105, no Duolingo, curso de aperfeiçoamento de inglês nos EUA, sem custos aos candidatos, para que possam acompanhar adequadamente as atividades acadêmicas nas universidades americanas.
Teste de Proficiência
- Os interessados em se candidatar ao programa de Doutorado Sanduíche nos EUA deverão inscrever-se para a realização do teste de proficiência (TOEFL, IELTS ou Duolingo) com a devida antecedência, já que a disponibilidade de vagas para realização dos testes é limitada devido à situação de saúde pública atual, o que pode comprometer a submissão da candidatura.
- Destaque-se que o ETS, aplicador do TOEFL iBT , a Mastertest, aplicadora do TOEFL ITP, o British Council, aplicador do IELTS e o Duolingo estão oferecendo a oportunidade de realizar o teste online. Para mais informações, acesse:
Depoimentos
-
Aloisio Orlando Júnior Iowa State University, 2018
O programa Fulbright me fez valorizar o cientista dentro de mim e me deu uma rede de networking com pesquisadores de vários países do mundo. Consegui utilizar as dependências e equipamentos de uma universidade americana, o que fez com obtivesse resultados expeditos que contribuíram muito para minha tese. O programa Fulbright te conecta com a comunidade local e internacional, mudando o seu olhar para o mundo. Com certeza, voltamos mais preparados para contribuir para educação e ciência do Brasil. É uma oportunidade que muda a nossa vida
-
Bernardo Carlos Oliveira Columbia University, 2014
A vivência em solo americano, me propiciou uma experiência de vida extremamente rica e gratificante que eu jamais poderia imaginar. Estar em terras distantes contribuiu imensamente na minha formação como ser humano e cientista social, ao vivenciar e sentir na pele as diferenças entre dois países singulares mas de certo modo semelhantes e que sem dúvidas se fará presente em meus projetos profissionais futuros.
Saiba mais -
Rômulo Leão Silva Neris University of California - Davis, 2019
Ser um fulbrighter, para mim, é ser parte de uma rede de pessoas que quer fazer a diferença no mundo.Se você quer ser um fulbrighter, posso ver duas qualidades principais que você deve ter: curiosidade e capacidade de aprender com diferentes culturas e pessoas.