maio/25 | em Notícias
Fulbright dobra número de bolsas de doutorado sanduíche nos EUA e reajusta valores em até 120%
A Comissão Fulbright Brasil anuncia uma importante ampliação de seu tradicional programa de bolsas de doutorado sanduíche nos Estados Unidos, voltado a pesquisadores brasileiros matriculados em programas de doutorado no Brasil. O programa terá, no ano acadêmico de 2026-2027, o dobro de oportunidades: o número de bolsas passa de 25 para 50, graças ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC.
Além da ampliação, os candidatos selecionados para as bolsas de doutorado sanduíche também receberão valores reajustados da bolsa mensal, com aumentos entre 75% e 120%. Os novos valores de bolsa foram calculados a partir de estudo sobre o custo de vida nas universidades americanas, e que varia conforme de acordo com o campus. A Fulbright reafirma, assim, seu compromisso com a excelência acadêmica e a segurança financeira dos seus bolsistas.
“O reajuste e a ampliação do número de bolsas refletem o esforço conjunto da Fulbright e de nossos parceiros para garantir aos pesquisadores brasileiros acesso à formação acadêmica de ponta, com condições adequadas para sua permanência nos EUA”, afirma o diretor executivo da Comissão Fulbright Brasil, Luiz Valcov Loureiro.
Sobre o Programa
O programa de doutorado sanduíche Fulbright oferece aos estudantes brasileiros a oportunidade de passar um ano acadêmico em instituições de excelência nos EUA, com apoio financeiro integral. A iniciativa promove a internacionalização da pesquisa brasileira e o intercâmbio científico entre os dois países.
Benefícios da bolsa de doutorado sanduíche
- Bolsa mensal com valores reajustados conforme o custo de vida regional nos EUA;
- Auxílio-instalação de US$ 2.000;
- Passagens aéreas de ida e volta;
- Orientação pré-partida;
- Seguro para acidentes e doenças ;
- Cobertura de visto J1.
Quem pode se candidatar
Para participar, o(a) candidato(a) deve:
- Ter nacionalidade brasileira (sem nacionalidade norte-americana);
- Estar matriculado(a) em curso de doutorado no Brasil;
- Apresentar proficiência em inglês, com teste realizado após 27 de julho de 2024 (mínimos: TOEFL iBT 81, IELTS 6,5 ou Duolingo 110);
- Apresentar carta-convite de supervisor acadêmico nos EUA, em inglês;
- Residir no Brasil durante todo o processo de candidatura e seleção;
- Não acumular a bolsa com outras voltadas a doutorado no exterior.
Inscrições
As inscrições para este e outros programas Fulbright para brasileiros nos EUA estarão abertas de 2 de junho até 3 de agosto de 2025. Mais informações sobre o processo de candidatura estão disponíveis no site oficial da Fulbright Brasil.