abr/25 | em Notícias
Comissão Fulbright anuncia Cátedra Fulbright-Guimarães Rosa em Literatura Brasileira na Brown University
Com inscrições abertas em 26 de maio de 2025, a Cátedra Fulbright-Guimarães Rosa Award é uma parceria da Comissão Fulbright com a prestigiada universidade norte-americana

Como parte das celebrações do Bicentenário de Relações Diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos, celebrado em 2024, a Comissão Fulbright, com o apoio do Instituto Guimarães Rosa do Itamaraty e da Brown University, abre, no próximo mês de junho, as inscrições para a Cátedra Fulbright-Guimarães Rosa, primeira voltada exclusivamente para profissionais, pesquisadores e professores de Literatura, História e Estudos Culturais Brasileiros.
A oportunidade visa a proporcionar o intercâmbio cultural entre acadêmicos e estudantes norte-americanos e professores e pesquisadores brasileiros especializados em Literatura Brasileira, Estudos Culturais ou História Brasileira. A bolsa é destinada a profissionais brasileiros, residentes no Brasil e associados a instituições de ensino superior ou institutos de pesquisas do país. Todos os anos, pelos próximos cinco anos, uma bolsa será ofertada para que acadêmicos realizem projetos de pesquisa e ministrem aulas e simpósios na Brown University durante quatro meses, com todos os custos cobertos pela Comissão Fulbright e pela universidade.
A Cátedra recebe seu nome em homenagem a João Guimarães Rosa, diplomata, e um dos mais inovadores e respeitados escritores de língua portuguesa. Como diplomata, teve um papel crucial em ajudar centenas de famílias de origem judaica a escaparem do regime nazista. Como escritor, deixou como legado, entre muitas criações valorosas, Grande Sertão Veredas, uma das obras-primas da literatura nacional, cujos estilo e temática são considerados revolucionários até hoje.
Como diz o escritor em sua obra-mestra: “mestre não é sempre quem ensina, mas quem de repente aprende”. É com a intenção de proporcionar trocas de aprendizados e de culturas que nasce essa nova Cátedra.
Para saber mais, entre em contato com a Comissão através do email [email protected].