set/22 | em Notícias

Comissão de Avaliação do Projeto Modernização da Graduação visita universidades parceiras do programa

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, a comissão de avaliação do Projeto de Modernização da Graduação – Engenharia (PMG), composta pelo diretor executivo da Fulbright Brasil, Luiz Loureiro, e pelo Senior Education Outreach Specialist da Embaixada dos Estados Unidos, Leonardo Nardon, visitou escolas de engenharia parceiras do programa no Rio Grande do Sul.

Na visita escola de Engenharia de Produção da UFRGS, a comissão foi recebida pela diretora da escola de Engenhara da Universidade do Rio Grande do Sul, Carla Schwengber ten Caten, e das professora Cristine Nodari, Maria Cannarozzo e Joana Siqueira de Souza (do Departamento de Engenharia de Produção). Durante a visita a comissão conheceu espaços da escola de Engenharia e também os resultados dos projetos de renovação de espaços de ensino e de aplicação da nova metodologia de ensino desenvolvida pelo PMG.

Já na visita à Unisinos, em São Leopoldo e Porto Alegre, a comissão foi recebida pelo Reitor Pe. Sérgio Mariucci, pelo Pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, pela Gerente Acadêmica, Tatiana Rocha, e pelo Comitê Gestor do PMG/Unisinos. Além de reuniões e conversas sobre o PMG, a comissão também conheceu o Espaço PMG, inspirado nas Instituições de Ensino Americanas, visitadas por alguns integrantes do PIM Unisinos no ano de 2019 com o apoio da Universidade e, também, da Capes, Fulbright e Embaixada dos EUA. O espaço é um dos passos dentro do objetivo de implementar um novo Modelo de Graduação flexível e personalizado, que extrapola a visão disciplinar e os limites da sala de aula em uma trajetória formativa, continuada e integrada à realidade.

Sobre o PGM

A Comissão Fulbright no Brasil, com o apoio do Ministério da Educação do Brasil, por meio da CAPES, da Agência Federal Brasileira de Apoio e Avaliação da Pós-Graduação, da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e do Conselho Nacional de Educação lançou o Programa de Modernização da Educação de Graduação (PMG). Em sua primeira edição, o programa aborda a modernização dos cursos de Engenharia em cooperação com universidades e acadêmicos dos EUA de 2019 a 2026. Por meio de um processo seletivo aberto e bastante competitivo, oito projetos foram escolhidos por um painel internacional de especialistas e terão acesso a US$ 5.764.160,00 disponíveis para este programa estratégico. O PMG fornece recursos para a mobilidade de acadêmicos e estudantes brasileiros e americanos e também o financiamento para a construção de novas instalações de ensino.


Fechar Janela