fev/17 | em Depoimentos

Relato sobre o programa Humphrey: Renata de Vasconcellos Araujo Bressan

“Tomei conhecimento do programa de aperfeiçoamento profissional H.H.Humphrey  por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, instituição da qual faço parte. A motivação partiu do meu interesse em vivenciar a experiência de residir novamente no exterior, em companhia de minha família, estudando em uma universidade americana sobre assuntos de interesse para mim e para minha função como Promotora de Justiça.
 
 
Sobretudo, minha atenção de início se voltou para a oportunidade de conduzir uma pesquisa de campo a respeito de um tema de importância para a sociedade brasileira. O conjunto de informações formado a partir da pesquisa de campo me habilitaria no futuro, e no exercício da função pública, a implementar melhorias em nosso sistema legal.
 
 
A experiência nos EUA tem sido sensacional, em diversos aspectos. Primeiramente, como ser humano, sempre há ganhos quando nos afastamos da nossa zona de conforto e nos submetemos a mudanças. Residir em um outro país, longe da família, amigos e dos ambientes em que estamos acostumados, nos impõe esforço para adaptação que, em última análise, é enriquecedor. Em segundo lugar, o Programa Humphrey proporciona o convívio com profissionais de diversos países, oriundos de culturas bastante diversas, o que, por si só, é um aprendizado sem precedente. Por fim, o contato e a troca de informações com profissionais da minha área de atuação contribuíram para o meu engrandecimento profissional, e favoreceu para que eu exerça melhor a função pública quando retornar ao Brasil.
 
 
Na universidade, tive aulas nas áreas de direitos humanos, processo criminal e Direito Penal Americano, também tive oportunidade de participar de workshops em áreas diversas como  “Global Leadership Forum”, “Global Development and Social Justice”  e “Leadership and Governance during Times of Crisis”.  Além disso pude participar de seminários, da American University e do Departamento de Estado Americano. Minha experiência foi finalizada com um estágio no Ministério Público local, junto a um Promotor de Justiça Criminal.
 
 
Recomendo que futuros candidatos, não apenas considerem o Programa Humphrey como um engrandecimento profissional e pessoal, mas também como uma oportunidade de mostrar a alta qualidade do profissional brasileiro e de elevar a visão que o mundo tem do nosso povo e país. Isto porque o Programa Humphrey é um intercâmbio profissional, no qual temos a chance de conhecer a realidade americana (e de outros países) no desempenho da atividade que escolhemos explorar, mas também, de com eles compartilhar a nossa experiência e, sobretudo, a capacidade do brasileiro de superar as adversidades e, ainda sim, bem desempenhar sua missão.

O programa de aperfeiçoamento profissional Humphrey abre inscrições em abril de 2017


Fechar Janela