jun/15 | em Depoimentos

Depoimento sobre o programa FLTA: “foi uma troca perfeita”

Camila Quevedo Oppelt, bolsista Fulbrigt dá seu depoimento sobre o programa FLTA (Foreign Language Teaching Assistant):

“Minha viagem foi do sul do Brasil ao sul dos Estados Unidos. Território a mim desconhecido e que, desde a divulgação da instituição que me receberia, me tomou de ansiedade. Eu iria a Baylor University, uma universidade em ascensão acadêmica, no meio do Texas. Na minha cabeça, uma certeza: vou dar meu melhor e aproveitar cada minuto, cada oportunidade. E o resultado? Uma bagagem cheia de imensuráveis experiências—tanto profissionais e acadêmicas quanto pessoais.

Durante o ano como FLTA (Forein Language Teaching Assistant), fui professora de Português de uma turma de iniciantes com aulas diárias, fui responsável pelo Bate-Papo (grupo de conversação semanal com direito a pipoca e guaraná!), além de dar tutoria e horário de atendimento (office hours). Cada minuto foi um presente. Os alunos se tornaram mais que pupilos e formamos sólidos laços de amizade. Ao final do ano acadêmico promovi um evento de fechamento que foi um sucesso—poucos resistiram ao convite de uma feijoada!

A experiência foi cheia de realizações profissionais e muito aproveitamento acadêmico. Além das duas disciplinas semestrais exigidas, participei de cinco workshops, quatro congressos (com apresentação de trabalho em três deles), e várias palestras. A bolsa da Fulbright me proporcionou um período de muito aprendizado e contatos com excelentes profissionais.

Mais que isso, como bolsista do Fulbright do FLTA, fiz amizades com pessoas de diferentes origens, caminhos e interesses. Pessoas que me acolheram e me fizeram sentir em casa. A experiência foi bem além das aulas de português, fiz trabalho voluntário em um hospice (centro de cuidados a pacientes crônicos), pude conhecer diferentes partes do país, aprendi sobre a cultura americana e mostrei um pouco mais da minha. Foi a troca mais perfeita que já fiz.”

Veja como se inscrever para o FLTA


Fechar Janela