nov/15 | em Depoimentos

Depoimento sobre doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Bernardo Oliveira foi nosso bolsista de doutorado sanduíche nos Estados Unidos, na Universidade de Columbia. Veja um depoimento dele sobre o programa:

“O estágio de doutorado nos Estados Unidos apesar de extremamente desafiador foi finalizado com êxito. Sinto me muito feliz e recompensado principalmente, quando relembro os primeiros meses de adaptação em que o estranhamento era marcante. Ser um bolsista Fulbright me proporcionou inúmeras atividades como participar em eventos científicos e acesso a uma infraestrutura acadêmica de alta qualidade. Os recursos disponíveis para pesquisa em grande medida superam minhas expectativas.

A oportunidade também foi ótima para fazer contatos com acadêmicos de diversas universidades americanas tais como, City Univerty of New York (CUNY), University of Berkeley, New York University (NYU), Columbia University, e Princeton University.Estive presente em dois Enrichman Seminars, que me rederam bons frutos e valiosas amizades. O “Fulbright Disability Rights Seminar Ed Roberts Campus, Berkeley, CA”, por exemplo, teve um grande impacto em minha vida acadêmica e pessoal. Nele, recebi  o convite para escrever um capítulo no Livro “Disability, Culture and Society”, com contribuições de pesquisadores do mundo todo. A convite do professor Victor Pineda fui um dos delegados da Pineda Fundation na 8ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada na sede das Nações Unidas em Nova Iorque entre os dias 08 a 11 de junho de 2015.

Em suma, a vivência em solo americano, me propiciou uma experiência de vida extremamente rica e gratificante que eu jamais poderia imaginar. Estar em terras distantes contribuiu imensamente na minha formação como ser humano e cientista social, ao vivenciar e sentir na pele as diferenças entre dois países singulares mas de certo modo semelhantes e que sem dúvidas se fará presente em meus projetos profissionais futuros.

>>> Ficou interessado? Veja os requisitos para participar do programa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos


Fechar Janela