jul/16 | em Depoimentos

Depoimento sobre a bolsa H.H. Humphrey: Patricia Chueiri

“Conheci o programa através de dois amigos do trabalho, na época trabalhava no Ministério da Saúde no Brasil, eles também foram fellows do Humphrey e gostaram muito da experiência e me aconselharam a tentar participar. Deu certo.

>>> Saiba quais os requisitos para se inscrever no programa Humphrey

Para mim, os dois pontos principais foram: estar em uma Universidade fora do Brasil é muito bom. Temos muitas oportunidades de aprendizado, de conhecer outros professores, outras referências sobre o assunto que trabalho e pesquiso. O outro é ter a oportunidade de conviver com fellows de outros 11 países que também estão na Emory, trocar ideias, dificuldades comuns, aprendizados ao longo das carreiras também foi muito bacana. Esses dois pontos produziram muitas reflexões e aprendizado para mim.

Minhas principais atividades foram os seminários do fellowship. Esse seminários aconteciam duas vezes por semana e tratavam de temas diversos relacionados a saúde pública (HIV/AIDS, papel da Fé na saúde pública, doenças crônicas, racismo e saúde pública, lei e saúde pública, determinantes sociais e etc) e também relacionados ao nosso desenvolvimento profissional (liderança, gestão de projetos, pensamento crítico e etc). Também visitamos alguns serviços de saúde e escolas em Atlanta. Além dos seminários podemos cursar aulas de mestrado ou doutorado na universidade, eu fiz três cursos em cada semestre, todos eles muito interessantes. Também participamos de seminários fora de Atlanta. O que foi muito interessante pois possibilitou troca de informações e networking com profissionais de outras áreas. Criamos um grupo de discussão dos fellows da América Latina, que pode no futuro trazer novos projetos e possibilidades de colaborações. Nas últimas semana os bolsista fazem “estágio” profissional”, o meu foi no CDC (Centers for Disease Control and Prevention) na área de políticas baseadas em evidências e transformação de pesquisas em políticas públicas.

A oportunidade correspondeu minhas expectativas e me proporcionou novas experiências e vivências que não estava esperando. Para quem quer se inscreve, meu conselho é: não tenha medo de tentar, e se conseguir, aproveite tudo que o programa oferece são muitas oportunidades. Vale muito a pena, principalmente para profissionais em meio de carreira, que estão precisando de um momento para voltar a estudar ou querem aprofundar o conhecimento em alguma área, mas não querem ficar muito tempo fora do país… ou para aqueles que estão precisando apenas de um momento para repensar a carreira e seguir em frente depois de adquirirem novas habilidades e oportunidades.”


Fechar Janela