jun/15 | em Depoimentos

Depoimento: Manuel Ferreira Lima Filho

“O principal objetivo do meu intercâmbio como Professor Visitante, na Washington University, em Saint Louis, era pesquisar sobre a biografia pessoal e acadêmica do antropólogo estadunidense William Lipkind. No Brasil, são raros os dados sobre Lipkind, que morou com com índios Karajá, entre 1938-39 no vale do Rio Araguaia, e elaborou a Coleção Karajá. Essa coleção hoje se encontra sob guarda do Museu Nacional-UFRJ. Além disso, durante a experiência, pude participar ativamente das aulas ministradas pelo professor Dr. Bret Gustafson, onde discutimos sobre a América Latina e debatemos temas antropológicos relacionados a raça, etnia, classe, desenvolvimento social e políticas públicas.

>> Saiba mais sobre o programa Professor Visitante nos EUA

As condições oferecidas pela Washington University of Saint Louis foram excelentes. Tive acesso aos acervos da Universidade, fui acomodado numa ótima sala de estudos, recebi apoio administrativo do Departamento de Antropologia e tive facilidades no campus por meio do ID da Universidade. Também pude contar com todo o auxílio e a atenção da Comissão Fulbright nos Estados Unidos e no Brasil.

Como professor/pesquisador visitante pude obter dados importantes para a qualificação da minha pesquisa, cujos resultados apresentei em diversos eventos nos Estados Unidos. Além disso, a parceria não acabou com o meu retorno ao Brasil: juntamente com o Dr. Bret Gustafson estamos negociando para que o trabalho conjunto entre as universidades continue.”


Fechar Janela