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Projetos Institucionais de Ensino de Inglês em Licenciaturas Interculturais

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Ensino e aprimoramento da língua inglesa em licenciaturas interculturais, com assistentes de ensino norte-americanos – English Teaching Assistants (ETAs), Edital CAPES 13/2024

Serão selecionados até cinco projetos, de três anos de duração. Os projetos selecionados para apoio contarão com dois ETAs, que são cidadãos estadunidenses, falantes nativos, recém-graduados, com experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula. Os dez ETAs participantes do programa a cada ano serão selecionados pela Comissão Fulbright nos EUA e ficarão no Brasil de março a dezembro de 2025, 2026 e 2027.

Frequently Asked Questions 

1. Quem são os English Teaching Assistants (ETA)?

Um ETA é um jovem norte-americano, recém-graduado, bolsista da Fulbright, selecionado com as habilidades necessárias para ser instrutor de inglês. O programa Fulbright, o mais tradicional programa de intercâmbio educacional do governo dos EUA, foi criado em 1946 e se destaca mundialmente pelo rigor na seleção de seus bolsistas, que se caracterizam pelo comprometimento com a internacionalização da educação superior.

2. Qual o objetivo do Programa de ETAs?

Esse edital selecionará até cinco projetos de IES brasileiras, com três anos de duração, para o recebimento de dois bolsistas estadunidenses por ano, que atuarão como assistentes de ensino de língua inglesa nos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, com prioridade às instituições participantes do PARFOR EQUIDADE. O objetivo é valorizar a formação e a relevância social dos profissionais formados nestes cursos.

3. Quais as características do projeto institucional para receber ETAs?

  • Duração: três anos acadêmicos, em 2025, 2026 e 2027
  • Número de ETAs por projeto institucional: total de seis ETAs, sendo dois em 2025, dois em 2026 e dois em 2027
  • Objetivo: utilização das habilidades e competências dos ETAs nos cursos Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos com vistas ao aprendizado e aprimoramento do idioma inglês e da cultura estadunidense.
  • Contrapartida da instituição anfitriã de ETAs: não é esperada contrapartida financeira. O comprometimento institucional é de natureza acadêmica, apresentado no projeto, e de orientação aos bolsistas, com vistas a garantir seu bem-estar durante a permanência na localidade do campus.

4. Quais os benefícios da instituição ao participar do Programa ETA?

A instituição ganhará assistentes acadêmicos extremamente motivados, que serão acompanhados de perto pela Comissão Fulbright, desenvolvendo atividades que beneficiarão sobremaneira os estudantes brasileiros desses cursos por intermédio do intercâmbio cultural. A título de exemplo, os ETAs podem auxiliar o corpo docente de maneira significativa em aulas de pronúncia, história e cultura norte-americanas e no apoio à preparação de exames de proficiência de inglês, como o TOEFL, em centros de ensino de línguas. Cabe à instituição definir como será melhor utilizado este importante recurso, como apresentado no projeto em resposta ao Edital.

5. Que instituições podem apresentar projetos para receber ETAs?

Podem se candidatar Instituições de Ensino Superior que ofereçam cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, com prioridade às instituições participantes do PARFOR EQUIDADE.

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