mar/25 | em Alumni Notáveis
Saiba mais sobre a trajetória de Murilo Hauser, ex-bolsista Fulbright / CAPES e roteirista de Ainda Estou Aqui, filme vencedor do OSCAR®
O roteirista do Melhor Filme Internacional do OSCAR® 2025 foi bolsista no programa MFA, uma parceria da Fulbright Brasil e da CAPES, e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2024

Foto: Alan Sousa
Os últimos meses têm sido intensos para Murilo Hauser, roteirista, ao lado de Heitor Lorega, do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, vencedor do OSCAR® 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. Os dois profissionais já haviam ganhado o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado em setembro de 2024 no prestigiado Festival de Veneza. O filme cujo roteiro escreveram – que com cinco milhões de espectadores já é o terceiro longa brasileiro mais visto na história nos cinemas nacionais – foi baseado no livro homônimo, escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado Rubens Paiva e de Eunice Paiva, personagens centrais da narrativa sobre as implicações trágicas da ditadura na vida de uma família. A partir de sua participação no Festival de Veneza, o filme ganhou o mundo: foi reconhecido em diversos prêmios, incluindo o Globo de Ouro, onde Fernanda Torres foi consagrada com o prêmio de Melhor Atriz, antes de fazer história no OSCAR®, garantindo a primeira vitória brasileira na maior premiação do cinema mundial.
Ao podcast O Assunto Murilo afirmou, em fevereiro de 2025, que o diretor Walter Salles o apresentou ao livro que deu vida ao filme ainda em 2015. Durante a entrevista à jornalista Julia Dualibi, Murilo descreveu a percepção que ele e o colega Heitor Lorega tiveram ao ler o livro – percepção essa que levou à criação do roteiro primoroso, focado na figura da advogada e ativista Eunice Paiva. “O que realmente nos saltou aos olhos desde a primeira leitura foi a figura da Eunice; a grande diferença entre o livro e o filme é que, no livro, o protagonista é o Marcelo, que está reconstruindo, a partir da sua memória, a memória da mãe, do pai e do país. A primeira grande percepção que tivemos foi sobre a potencialidade da Eunice para ser uma protagonista para essa história.”
A trajetória acadêmica de Murilo foi marcada por sua participação no MFA, o Masters in Fine Arts, uma parceria da Fulbright Brasil e da CAPES. Entre 2013 e 2015, Murilo cursou, com uma bolsa do programa, um mestrado em Escrita para Cinema e TV na University of Southern California, o que ele reconhece como um “um importante ponto de inflexão” em sua trajetória artística. Em 2018, ao fim de sua participação, Murilo compartilhou sua visão sobre o programa com a Comissão Fulbright. À luz de suas conquistas recentes, suas observações precisas soam quase premonitórias. “Sinto um imenso privilégio por ter tido a oportunidade de fazer o mestrado com a bolsa da CAPES-Fulbright (…) Essa bolsa é um marco no mercado audiovisual brasileiro. Sua importância já pode ser sentida claramente no mercado de trabalho, mas suas reverberações se estenderão por muitas gerações. Há uma enorme demanda por roteiristas aqui e a inserção de profissionais qualificados não só tem um impacto direto na qualidade da produção audiovisual, como também atrai novos talentos para a escrita. Além disso, o nível de excelência alcançado durante a formação no exterior inspira os colegas a aprimorar seus próprios trabalhos, fazendo com que todo o mercado ganhe. Isto é fundamental na construção da identidade de um país continental como o Brasil, que tem infinitas histórias e personagens para apresentar ao mundo (…) A experiência do mestrado me ofereceu uma nova perspectiva profissional e artística do cinema”.
Em sua avaliação do MFA, Murilo também cita a importância de ter “acesso à experiência de profissionais renomados que trabalham exclusivamente com roteiro e que conhecem profundamente os desafios e recompensas deste trabalho” e “a possibilidade de aprofundamento no estudo e na prática da escrita dramática enquanto orientado por professores altamente capacitados e cercado de outros estudantes do mundo inteiro, que buscam excelência profissional e artística”.
Para Luiz Valcov Loureiro, Diretor Executivo da Fulbright Brasil, o investimento da CAPES e da Comissão Fulbright no cinema nacional, que começou há 14 anos, ao ouvir a demanda da comunidade acadêmica brasileira, mostra resultados positivos. “Educação, em todos os níveis, é um investimento de longo prazo e deve ser uma política de Estado, na qual continuidade e paciência são fundamentais. A conquista do Murilo, dez anos depois de sua participação no programa, é um exemplo claro disso”. A equipe da Fulbright Brasil parabeniza Murilo e toda a equipe desse belíssimo e exitoso projeto pelas enormes conquistas para o cinema nacional e convida profissionais da sétima arte a aplicarem para o Masters in Fine Arts, que está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril de 2025.