out/24 | em Notícias
Comissão Fulbright escolhe UFPA e PUC/RS como sedes de cátedras especiais em comemoração do bicentenário de relações diplomáticas Brasil-EUA
A Comissão Fulbright no Brasil escolheu a Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém e a Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre, para sediar as duas Cátedras Comissão Fulbright de Estudos Brasil-EUA, entre 2025 e 2029.
A UFPA concorreu com o projeto inovador “Collaborative Research and Innovation for Amazon Sustainability (CRIAS)”. O projeto reflete o compromisso da UFPA com a pesquisa colaborativa e a inovação voltada para a sustentabilidade da Amazônia, abordando um dos temas mais críticos da atualidade.
A PUCRS concorreu com o projeto “Sustainable climate change preparedness, response and recovery in Rio Grande do Sul through international academic cooperation”, que busca desenvolver uma abordagem interdisciplinar que envolva aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos, educacionais e tecnológicos para propor medidas de prevenção, mitigação de risco, redução de danos e reconstrução sustentável para catástrofes naturais. A proposta é resultado da criteriosa observação de especialistas da universidade durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em abril de 2024.
Durante o período de 2025 a 2029, as duas instituições serão um centro de excelência para o desenvolvimento de projetos que integram áreas como ciências sociais, humanidades, políticas públicas e sustentabilidade ambiental, com foco na Amazônia. Este esforço visa criar soluções inovadoras para desafios globais e regionais, consolidando as duas instituições como duas das principais universidades no cenário de cooperação internacional e preservação ambiental.
As Cátedras Comissão Fulbright de Estudos Brasil-EUA promoverão o intercâmbio de conhecimento entre os dois países, fomentando pesquisas pioneiras e a troca de experiências entre acadêmicos. Este reconhecimento destaca a excelência acadêmica da UFPA e da PUC/RS e suas contribuições essenciais para o fortalecimento das relações internacionais, especialmente com os Estados Unidos.
A Comissão Fulbright no Brasil parabeniza as duas instituições por essa conquista notável. Temos certeza de que as universidades continuarão a liderar pesquisas que trarão benefícios tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.